Foto: Claudio Vieira/PMSJC
Ônibus

São José dos Campos apresenta primeiro “VLP”

A Prefeitura de São José dos Campos apresentou nesta terça-feira, 09 de março de 2021, o primeiro Veículo Leve sobre Pneus – VLP articulado 100% elétrico do país. Trata-se na verdade de um ônibus elétrico, que irá integrar o novo transporte público e trafegar pela Linha Verde, ficará disponível para visitação pública na cidade até 29 de março.

Serão mais 11 veículos e os VLPs contam com um sistema UV-C de desinfecção do ar instalado no ar-condicionado, acabamento com aditivos antimicrobianos nas poltronas, balaústres e pega-mãos.

O veículo possui 22 metros de comprimento, baterias de fosfato ferro lítio (LifePO4), com autonomia de até 250 km com uma carga completa de três horas e capacidade para 168 passageiros, além dos espaços para cadeirantes.

Contam ainda com poltronas estofadas com apoio de cabeça e entradas USB, monitores instalados no teto, rádio e autofalantes. A iluminação externa terá faróis em full led, garantindo maior eficiência luminosa, além de toda a acessibilidade para cadeirantes.

Foto: Claudio Vieira/PMSJC
Foto: Claudio Vieira/PMSJC

As portas contam com vão livre nos conceitos widedoor e slidedoor, facilitando o embarque e desembarque de passageiros, além de um sistema antiesmagamento, que evita que elas fechem quando identificado qualquer movimento próximo.

Foto: Claudio Vieira/PMSJC
Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Entre os principais itens de série do chassi estão a coluna de direção regulável, ajoelhamento bilateral, regulagem de altura, sistema antichamas, tacógrafo digital, rodas de alumínio e suspensão pneumática integral.

Foto: Claudio Vieira/PMSJC
Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

1 comentário

Clique aqui para postar um comentário
Via Trolebus