Foto: Renato Lobo | Via Trolebus
Mobilidade Urbana

Prefeito de São Bernardo do Campo defende lockdown por uma semana

Em entrevista a Rádio Bandnews, o Prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando, defendeu um “lockdown total” de uma semana. Orlando cita o caso de Araraquara, que implantou a medida, e conseguiu frear a pandemia após fechar todo o comércio. O prefeito falou ainda que “o Brasil pode virar uma carnificina“, se medidas não forem tomadas.

Sobre o transporte coletivo, o prefeito falou que na semana passada o transporte municipal transportou uma média de 120 mil passageiros por dia. Na fase verde do Plano São Paulo, eram 130 mil usuários por dia:

YouTube video

Fase roxa

Com o agravamento da pandemia da covid-19, o Estado de São Paulo ou parte dele deve entrar na fase roxa da quarentena, segundo uma publicação da Rádio CBN. De acordo com a reportagem, a decisão pode ser anunciada ainda nesta semana, com possibilidade de implantação já no próximo sábado.

Segundo a rádio, 32 municípios estão com 100% de leitos ocupados. O nível de UTI é de 81%, sendo que 120 pacientes por dia buscam os leitos, o que nunca ocorreu no estado.

A rádio ainda fala que a medida pode ter algum ajuste. Nesta fase, o comércio essencial teria restrições de horários.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus