Canal Marcos Felício no YouTube
Monotrilho

Pilares já são vistos na extensão do monotrilho da Linha 15-Prata após Vila Prudente

As obras da área de manobra do monotrilho da Linha 15-Prata após a estação Vila Prudente estão em curso e já é possível avistar os primeiros pilares, que devem sustentar as vigas-trilho.

Imagens do canal Marcos Felício no YouTube mostram a evolução nas construções, e um primeiro pilar praticamente pronto:

Canal Marcos Felício no YouTube

Também é visto os primeiros pilares subindo do lado direito da Avenida Professor Luiz Ignácio Anhaia Mello:

Canal Marcos Felício no YouTube

Vídeo completo:

YouTube video

Extensão Vila Prudente-Ipiranga

No trecho entre a Avenida Paes de Barros e a Rua Maria Dafré terá o chamado Track Switch, que nada mais que é o maquinário que permite a troca de via pelos trens. Na ferrovia é chamado de AMV –  Aparelho de mudança de via.

No trecho posterior, que ainda não está em obras, mas que está na fase do projeto executivo, o monotrilho deve correr à direita da avenida em direção a estação Ipiranga, permitindo a conexão da Linha 15 com a Linha 10-Turquesa da CPTM.

Foto: Metrô de São Paulo

Segundo o presidente do Metrô, Silvani Pereira, em uma reposta na rede social, nesta fase, de acordo com a Lei 8.666/93, os trabalhos estão no “conjunto dos elementos necessários e suficientes à execução completa da obra, de acordo com as normas pertinentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.”

De acordo com o edital de licitação para o projeto básico, a via deve transpor uma área onde está instalada uma comunidade. Apesar de não estar claro qual será a área de desapropriação, já há uma preocupação por parte de alguns parlamentares sobre o destino de famílias com uma eventual desocupação.

A deputada estadual Márcia Lia, em uma publicação da Assembleia legislativa, disse que está trabalhando para dar encaminhamento às famílias “que serão despejadas pela continuidade das obras do monotrilho para extensão da Linha 15-Prata na Vila Prudente e no Ipiranga”.

Foto: As Vozes da Vila Prudente

Depois o monotrilho deve seguir margeando o Viaduto Grande São Paulo, cruzar a via férrea da Linha 10, e seguir paralela aos trilhos até atingir a nova estação Ipiranga:

Após ainda a nova estação, haverá um novo AMV (track switch) que será localizado depois da estação, iniciando-se logo após ultrapassar o Viaduto Pacheco E. Chaves. Prevê-se a possibilidade de estacionamento de 2
composições na sequência do AMV.

Estação Ipiranga | Foto: Renato Lobo

Prazos

O Metrô de São Paulo, de acordo com os últimos relatórios de empreendimento da empresa, trabalha para entregar a extensão para o transporte de passageiro em 2024.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

comentários

Clique aqui para postar um comentário
Via Trolebus