Com o agravamento da pandemia, os passageiros que utilizam o Metrô de São Paulo estão mais atento a usuários que não estão usando a máscara nos trens, ou há um certo afrouxamento na medida de proteção.
Relatório de Informações aos Passageiros, disponibilizado no portal de transparência da operadora, aponta que o pedido de fiscalização para o uso do equipamento ficou em primeiro lugar, de uma lista de 10 pedidos. O relatório é do mês de janeiro. No mês anterior, em dezembro de 2020, o item “ar-condicionado” ficou na primeira posição, quando os usuários pediram a regulação do equipamento nos trens.
Sobre as solicitações de janeiro, foram 9.467 casos entre reclamações, solicitações, elogios e sugestões. Principais solicitações:
1. Uso de máscaras (fiscalização)
2. Ambulante (ação de presença)
3. Comportamento do passageiro (ação de presença)
4. Ar-condicionado (ajuste)
5. Pedinte (ação de presença)
6. Músicos e outros artistas (ação de presença)
7. Limpeza dos trens
8. Qualidade do som/equipamento sonoro do trem (ajustes)
9. Pessoas em situação de rua (ação de presença)
10. Equipamentos dos trens (armário elétrico, etc.)
Sobre as reclamações:
1. Ambulante (ação de presença)
2. Atendimento do empregado de bloqueio
3. Pedinte (ação de presença)
4. Roubo-furto (ação de presença)
5. Intervalo entre trens
6. Arredores das estações
7. Áreas verdes
8. Postura do empregado de segurança
9. Comportamento do passageiro
10. Anormalidade/atraso