O maior pátio do Metrô de São Paulo era inaugurado no dia 07 de março de 1987. Conta com uma área de 470 mil metros quadrados e 24km de vias. O local é usado para estocagem, manutenções e limpeza dos trens da Linha 3-Vermelha. O fato foi lembrado pela operadora nas redes sociais, em uma postagem do tipo TBT:
#tbt No dia 07/03/1987, o Pátio Itaquera foi inaugurado. Em uma área de 470 mil metros quadrados e 24km de vias, são feitas as manutenções e limpeza dos trens da Linha 3-Vermelha diariamente. No maior pátio do Metrô, ocorrem cerca de 17 mil intervenções por ano. Parabéns! 🎂🥳 pic.twitter.com/dymehfAN3f
— Metrô de São Paulo (@metrosp_oficial) March 4, 2021
Com capacidade de até 60 trens, fica cerca de 1,5 km da estação Corinthians-Itaquera e ao lado do estádio “Itaquerão”. Além dos trens da Linha 3, o local pode executar outras manutenções de outras frotas de outras linhas esporadicamente.
O PIT (Pátio Itaquera) é dividido em “blocos” (administrativo, de materiais, de pessoal de operação, de oficinas, das subestações elétricas e da manutenção de trens). Ao todo, são mais de 17.000 intervenções por ano, a maioria delas realizada de madrugada (da 1 às 4h), fora do horário da operação comercial.
O pátio passou a operar com plena capacidade a partir da inauguração das estações Itaquera (atual Corinthians-Itaquera), Marechal Deodoro e Barra Funda (hoje Palmeiras-Barra Funda), em 1988, quando foi concluída a atual linha.