As obras da fase II da Linha 4-Amarela do Metrô foram iniciadas pela gestão Geraldo Alckmin em 2012, prevendo a construção da estação Vila Sônia. Mas o processo enfrentou diversos atrasos, chegando a ser paralisadas. Somente em julho de 2016 os contratos foram retomados, e a previsão para a conclusão das obras foi postergada para abril de 2019, para o pátio de trens e meados de 2020 para a estação. Já a gestão João Doria entregou o pátio em outubro de 2019, sem a conclusão da estação.
Os primeiros projetos da Linha 4-Amarela foram do ano 40, não sendo previsto a estação Vila Sônia. O cancelamento, por pressão de moradores locais, da Estação Três Poderes (que ficaria entre Butantã e São Paulo-Morumbi) fez com que o Metrô sugerisse uma futura expansão da Linha 4 para Taboão da Serra e incluísse pela primeira vez a Estação Vila Sônia, localizada ao lado do pátio já projetado.
Vila Sônia deve ser entregue neste ano de 2021, mas ainda restam alguns trabalhos para serem concluídos. As obras físicas terminaram no final do ano passado, e a parada segue com as intervenções de acabamento.
O que falta concluir?
De acordo com uma reposta do presidente do Metrô, Silvani Pereira, nas redes sociais, as construções estão “em fase de acabamento civil e montagem dos sistemas elétricos, auxiliares, telecom, portas de plataforma, rede aérea e via permanente para ser tudo testado na sequência”. Silvani diz ainda que concluída esta etapa, “a ViaQuatro instalará o Sistema de Sinalização”.
A previsão do Metrô é que a estação seja entrega para a operadora em maio, e então será possível estabelecer uma data de inauguração.