Trens Regionais

Convênio pode viabilizar trem de passageiros em cidade de Pernambuco

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos – CBTU estabeleceu convênio de cooperação técnica para recuperar e operar um trecho ferroviário, para um projeto de um trem turístico na Serra das Russas. O trecho de 18 quilômetros vai da antiga estação Russinha até Gravatá, um município brasileiro do estado de Pernambuco.

Na última semana foi realizada uma visita pelo diretor-presidente da CBTU, José Marques de Lima, e engenheiros da Companhia, à cidade de Gravatá.

“Para a CBTU, este convênio é a realização de um sonho dos ferroviários de colocar este trecho em operação, e demonstra nosso potencial de viabilizar transportes sobre trilhos. Mas a importância maior é para o gravataense, que vai ter um trem turístico, sonho de longa data de todos aqui de Gravatá”, afirmou o diretor-presidente da CBTU, José Marques.

Operação

De acorro com um comunicado da CBTU, a operadora deve disponibilizar quatro carros para a iniciativa. Dois carros serão utilizados para o trem turístico, que também poderá circular durante a semana para transportar estudantes das comunidades ao longo da via férrea, e no dia da feira de Gravatá. Os outros dois carros serão utilizados para uso social e educativo, como um vagão biblioteca, por exemplo. .

“Para Gravatá, esse encontro hoje é uma vitória, de podermos futuramente cuidar desse trecho, que é um trecho histórico, uma estrutura que está aí abandonada há muitos anos e agora estamos querendo retomar”, comentou o prefeito de Gravatá, Padre Joselito Gomes.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

1 comentário

Clique aqui para postar um comentário
Via Trolebus