Metrô SP

Metrô congela início da expansão da Linha 2 até Guarulhos até 2023

O Metrô de São Paulo, por meio de seu site, informou que o contrato para expansão da Linha 2-Verde, no trecho entre Penha e Dutra, “se manterá suspenso pelo prazo de 24 (vinte e quatro) meses, contados a partir do término da suspensão estabelecida por meio da carta CT”, ou seja, de 1º de abril de 2021 a 31 de março de 2023.

A informação foi relatava em um documento de “Termo de Aditamento” entre a empresa e a Mendes Junior Trading e Engenheira. O contrato corresponde a execução das construções civis, contemplando obra bruta e acabamento, no trecho entre as estações Paulo Freire e Dutra. O fato mostra que a chegada do Metrô na cidade de Guarulhos, por meio da Linha 2-Verde, não poderá ser iniciada antes da data de 2023.

Atualmente o Metrô está ampliando a Linha 2 no trecho entre Vila Prudente e a Penha. A expectativa do Governo é entregar o trecho entre os anos de 2025 e 2026.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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  • As justificações dos planejadores do Metrô CPTM, para o cancelamento da chegada da Linha 2-Verde até Guarulhos por volta de 2028 alegando uma sobrelotação, tem por base a análise equivocada que foi colocada na qual se está fazendo desta indevidamente de terminais das Linhas 5-Lilás, 15-Prata e indiretamente da Linha 10-Turquesa por esta estar fazendo terminação no Brás, com a construção desta Estação Integradora no Ipiranga e com a sua reunificação com a Linha 7-Rubi, com estas providencias não se justifica este cancelamento.
    Além do mais não estão levando em conta que expandindo a ociosa Linha 13-Jade até Guarulhos por ser de forma mais rápida e econômica se resolvera dois problemas simultaneamente, postergando a Linha 19-Celeste.
    Creio que após esta licitação e a prioridade de acordo com o planejamento do Metrô / CPTM, é a de estender ás Linha 5-Lilás que hoje faz terminação na Chácara Klabin, assim como também à Linha 15-Prata que hoje é terminal na Vila Prudente de forma concomitante para se evitar um colapso de superlotação, as tornando Terminal no Ipiranga da CPTM, a fim de descongestionar a Linha 2-Verde, a qual será uma das linhas mais concorridas de São Paulo quando sua extensão estiver concluída até Guarulhos, tratando-se de uma solução lógica até esta nova Estação Integradora Ipiranga na Linha 10-Turquesa da CPTM antes que a Linha Prata chegue à região de Cidade Tiradentes, é a única que possui três linhas regulares, e atualmente e se encontra subutilizada a qual devera ser totalmente reformada inclusive com atenção especial a drenagem, e com acesso a plataforma da linha central que hoje não existe e ampliada em uma atitude sensata, e deveriam ser priorizadas antes de se iniciar quaisquer outras linhas do Metrô, pois sua alta demanda crescente reprimida será retomada pós pandemia, exige esta ação prioritária.

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