A Metra, operadora do corredor de trólebus São Mateus-Jabaquara e Diadema-Brooklin, ficará responsável pela construção e operação do BRT ABC, que vai ligar São Paulo e São Bernardo do Campo, além de toda a Área 5 com suas linhas e operações, e também a prorrogação da concessão do corredor ABD por mais 25 anos.
Nesta sexta-feira, 19 de março de 2021, o governador João Doria assinou decretos que concedem e estabelecem esse novo cenário no ABC Paulista.
O decreto usou como base o parecer de conselhos de Parceira Público Privada- PPP, além da lei estadual nº 16.933, de 24 de janeiro de 2019, que norteia prorrogação e relicitação de contratos.
Monotrilho enterrado
No caso do BRT do ABC, a concessão enterra de vez o projeto do monotrilho da Linha 18-Bronze, que ligaria a estação Tamanduateí e São Bernardo do Campo, passando por Santo André e São Caetano do Sul. O corredor de ônibus deve ligar o ABC até a estação Sacomã.
O governo do Estado diz que o BRT poderia transporte o mesmo número de passageiros que o monotrilho, custando mais barato. O fato da demanda é contestado pela empresa que venceu a disputa para operar A linha 18. Os dados mais atuais do governo dizem que a demanda do BRT seria de 150 mil passageiros por dia, contra 340 mil de estudos anteriores do próprio governo. Já sobre a área 5, todos os contratos de permissão com as atuais operadoras serão extintos até março de 2022.
Ônibus elétrico
Outra novidade sobre o BRT do ABC é a implantação da infraestrutura exclusiva para ônibus e sistemas de alimentação elétrica, prevista no decreto.