Ne década passada o Brasil discutiu a criação de uma linha de trem de alta velocidade para ligar Campinas, passando por São Paulo, até o Rio de Janeiro. O trem não saiu do papel, mas sua estatal segue empregando funcionários, de acordo com publicação da Revista Época.
A Empresa de Planejamento e Logística (EPL), criada em 2012, nomeou 82 funcionários com salários entre R$ 5.800 e R$ 29.200 desde 2019. A estatal, que deve ser fundida com a Valec, tem atualmente 143 empregados, todos nomeados para cargos de confiança.
Trem-bala fracassado
A intenção do governo, inicialmente, era de que o “trem-bala” estivesse pronto para a Olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro. Porém, atrasos na preparação do edital de licitação apresentados em outubro de 2009 comprometeram o prazo de início das obras.
Novos atrasos adiaram o processo de licitação para abril de 2011 e, depois, para julho de 2011. A possibilidade de apenas um consórcio, o coreano, de entrar na disputa, foi um dos argumentos para o adiamento do leilão, ainda que oito empresas tinha manifestado interesse.
O custo inicialmente previsto pelo governo federal para a conclusão de todo projeto era de 23 bilhões de Reais, dos quais 20,8 bilhões seriam financiados pelo BNDES.
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