Descubra Sampa
Recordar é viver

Expresso Tiradentes completa 14 anos

O único BRT de São Paulo, o Expresso Tiradentes, completou 14 anos nesta segunda-feira, 09 de março. É um sistema de transporte de média capacidade cuja construção teve início em meados de 1997, como obra eleitoral do prefeito Celso Pitta sob o nome de Fura-Fila. Durante a gestão de Marta Suplicy, em meados de 2001, seu nome foi alterado para Paulistão. E apenas em 2007, foi entregue pelo prefeito Gilberto Kassab.

Conta atualmente com a operação no trecho Sacomã – Parque Dom Pedro II e o trecho Vila Prudente – Parque Dom Pedro II.

YouTube video

Era para ser um VLP

Lançado em meados de 1996 só teve suas obras iniciadas em meados de 1998 após o projeto ter garantido a eleição do candidato Celso Pitta.

Eram previstas as seguintes linhas: Parque Dom Pedro II-Sacomã, Parque Dom Pedro II-São Mateus, Parque Dom Pedro II-Parque Novo Mundo, Parque Dom Pedro II-Terminal Aricanduva (via Radial Leste), Parque Dom Pedro II (via Av. Celso Garcia), Sacomã-Pinheiros, Terminal Bandeira-Cidade Dutra e uma linha ligando Pinheiros a São Mateus passando pela Zona Norte.

No projeto original, os veículos seriam biarticulados e trólebus. O veículo ainda teria um sistema de guiagem. No ano de 2000 este veículo operou experimentalmente no trecho sobre o tampão do Tamanduateí por um período de quatro meses.

No final de sua administração Celso Pitta deixou como herança o trecho sobre o tampão do Tamanduateí semi acabado com as estações nem ao menos iniciadas, do trecho elevado, somente os pilares de sustentação saindo do solo e, nos terminais, Sacomã e Parque Dom Pedro II áreas totalmente degradadas.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

comentários

Clique aqui para postar um comentário
Via Trolebus