Foto: Renato Lobo | Via Trolebus
Mobilidade Urbana

Como fica o transporte em São Paulo com o toque de recolher?

O Governador de São Paulo, João Doria, em entrevista coletiva nesta quinta-feira, 11 de março de 2021, anunciou novas restrições no estado por conta do avanço da pandemia da covid-19.

A nova fase emergencial deve ser iniciada no dia 15 de março, e durar por pelo menos 14 dias. Paulo Menezes, coordenador do centro de contingência da covid-19, disse que o objetivo é tirar de circulação cerca de 4 milhões de pessoas, para que o índice de isolamento aumente em mais de 50%. Nos últimos dias úteis, o índice não passou dos 43%.

Foi anunciado ainda o toque de recolher entre 20 horas e 5h da manhã. Os transportes coletivos, gerenciados pelo estado, não devem sofrer restrição e vão operar com frota normal.

“Quero lembrar que o sistema de transportes do Estado de São Paulo, ou seja, o sistema de trilhos, CPTM e Metrô, não terá alteração e não haverá redução na oferta de transporte. Volto a repetir não haverá alteração e nem redução na oferta de transportes públicos que compete ao Governo do Estado de São Paulo, ou seja, os trens da CPTM e os trens do Metrô, o sistema metroviário e o sistema de trem ferroviário na capital de São Paulo e na Grande São Paulo sob a responsabilidade do Estado, não terão nenhuma alteração”, disse Doria durante a coletiva.

O governador ainda recomendou que as prefeituras também façam o mesmo. “E nós recomendamos que as prefeituras da Região Metropolitana, interior e litoral também não reduzam a oferta de ônibus ou outros tipos de transporte público para a população, mantenham a oferta exatamente como está. O que precisamos é reduzir o número de pessoas utilizando o transporte público e não reduzir o volume e a disponibilidade do transporte público em São Paulo”, disse Doria.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus