Foto: Renato Lobo | Via Trolebus
Mobilidade Urbana

Cidades do ABC querem decretação de um lockdown na Grande São Paulo

O Consórcio Intermunicipal do ABC, que reúne sete cidades do Grande ABC, pediu por meio dos prefeitos, para que o governo do Estado a decretação de um lockdown em toda a Região Metropolitana de São Paulo. Segundo um comunicado da entidade, o pleito foi deliberado nesta quinta-feira, 18 de março de 2021, em assembleia extraordinária realizada por videoconferência.

Em ofício, os prefeitos propõem que o governador João Doria decrete o bloqueio total em todos os 39 municípios da Grande São Paulo, inclusive com a interrupção total do serviço de transporte público estadual. Por conta do fluxo diário de pessoas entre a Capital, o Grande ABC e outras cidades vizinhas, um lockdown apenas nos sete municípios teria impacto limitado para conter a disseminação do novo coronavírus. A taxa de ocupação de leitos de UTI na região está em 90%.

“As medidas isoladas na Região Metropolitana não surtiriam o efeito de brecar a pandemia da forma correta, pois todos os municípios têm uma relação muito próxima com a Capital”, afirmou o presidente do Consórcio ABC e prefeito de Santo André, Paulo Serra.

Os municípios que integram o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) manifestaram a intenção de endossar o pedido de lockdown. Com isso, o pleito será de 19 cidades da Região Metropolitana.

“Antes mesmo de discutir a antecipação de feriados, gostaríamos que o governador apreciasse esse documento”, disse o presidente do Consórcio ABC.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus