Ônibus

BRT Sorocaba economiza mensalmente 35 mil litros de água com a chuva

O sistema de BRT Sorocaba anunciou que seu programa de uso consciente da água, faz economia mensal de aproximadamente 35 mil litros no Terminal Vitória Régia, com o reaproveitamento de água da chuva. O Dia Mundial da Água é celebrado nesta segunda-feira, em 22 de março.

É aproveitada em uma área total de 2.138 m² das plataformas do TVR e 1.054,62 m² que corresponde às estações no Corredor Itavuvu. É ainda armazenada em um reservatório de 35 m³ e seu uso é destinado para a limpeza interna do próprio terminal e para serviços de jardinagem. Além de contribuir para o consumo inteligente, o recurso implantado também ajuda na redução de custos com a manutenção predial do sistema.

“Somos uma empresa de transporte com consciência ambiental e sabemos que a água é um recurso fundamental para a vida. Estamos fazendo a nossa parte para preservar e incentivamos que todos façam o consumo consciente em suas casas, empresas e nos ambientes que frequentam. A sustentabilidade é uma missão coletiva. Se cada um realizar um pouco, conseguiremos fazer a diferença positivamente”, afirma Manoel Ferreira, Diretor de Operações da Concessionária BRT Sorocaba.

Ferreira diz ainda que, o segundo trecho do sistema BRT, composto pelo Terminal São Bento e o Corredor Ipanema, que em breve será inaugurado, também seguirá os mesmos padrões de sustentabilidade já existentes no Terminal Vitória Régia, no Corredor Itavuvu e nos corredores estruturais. São eles:

  • Água de reuso para limpeza interna e jardinagem.
  • Placas solares no terminal e estações para a geração de energia limpa.
  • Iluminação em LED que fornece melhor qualidade de iluminação e contribui para redução no consumo de energia elétrica.
  • Isolamento térmico nas estações que proporciona uma climatização adequada com iluminação e ventilação.
  • E, por fim, os 37 novos veículos que estarão circulando possuem tecnologia para redução de poluentes e ruídos.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Comente!

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade

Anúncios