Ônibus

Xangai inicia operação de ônibus biarticulado elétrico com guiagem automática

O chamado “sistema de transporte ferroviário digital inteligente” iniciou operações experimentais na Nova Área de Lingang, em Xangai. Apesar do nome remeter a ferrovia, trata-se de um ônibus elétrico biarticulado.

A nova linha “T1” iniciou os testes em 21,7 km de extensão, ligando a estação Dishui na Linha 16 do metrô a Nicheng, com nove paradas. O meio de transporte deve estar totalmente operacional em junho.

A tecnologia iDRT de média capacidade foi desenvolvida pela Shanghai Electric, com os veículos “Digital Rail Tram” sendo fabricados pela CRRC Nanjing Puzhen.

É um ônibus com guiagem automática, onde um sistema de controle a bordo orienta o veículo usando dados que os sensores subterrâneos coletam de marcadores magnéticos na superfície da estrada.

Os veículos contam com 30,5 metros de comprimento e três seções, com capacidade para 302 passageiros e operam com autonomia de até 70 km/h.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus