CPTM Metrô SP

ViaMobilidade inicia içamento de estruturas para nova passarela na Estação Santo Amaro

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM informou que entre as 23h00 de sábado, 06 de fevereiro, e o início da operação comercial de segunda-feira, (08/02) a Estação Santo Amaro, ponto de integração entre as Linhas 9-Esmeralda da CPTM e 5-Lilás de metrô, receberá obras para a expansão da interligação entre as duas estações.

Haverá o içamento de estruturas metálicas sobre uma das vias férreas da estação para a construção de uma nova passarela, que irá desafogar a interligação entre as duas estações, beneficiando quase 100 mil pessoas por dia ao ampliar as áreas de circulação de passageiros.

YouTube video

Não haverá grandes efeitos na operação para os passageiros, mas para a ciclovia da Marginal Pinheiros, entretanto, terá interdição parcial, ou seja, em alguns períodos, na altura da Estação Santo Amaro neste período, podendo contar com períodos de interdição total para segurança dos ciclistas. Na maior parte do tempo a circulação será normal. Na ciclovia, os trechos interditados estarão sinalizados com placas, orientando os ciclistas.

Será ainda ampliada a passarela já existente e adequar o mezanino da área da companhia na estação. O projeto também prevê a instalação de mais oito escadas rolantes e quatro elevadores na interligação entre os dois sistemas. No total serão construídos 4.000 m² de área.

A previsão é de que as obras sejam concluídas em um prazo de até 24 meses. Sobre o intervalo na Linha 9, a empresa lembra que o tempo médio entre os trens da CPTM em todas as suas linhas é de 35 minutos.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus