Operadora Japonesa testa trem bala a 360 km/h com comunicação 5G

A operadora EAST Japan Railway (JR East) e a operadora móvel japonesa NTT DoCoMo concluíram com sucesso a transmissão de sinal de comunicações móveis 5G em um trem de teste Alfa-X Shinkansen operando a 360 km/h, um marco importante em um projeto para testar a viabilidade da tecnologia de comunicações em ferrovias japonesas de alta velocidade.

A tecnologia 5G usa uma banda de alta frequência, mas a qualidade da comunicação torna-se instável ao operar em altas velocidades devido à influência do efeito Doppler e a interferência de objetos situados na via férrea. Há projetos de oferecer streaming de conteúdo de alta definição durante viagens em alta velocidade.

O trabalho teve início em 2017 e os experimentos nestas velocidades foram feitos entre outubro e dezembro na seção Sendai – Shin-Aomori do Tohoku Shinkansen. Está sendo feito ainda a construção e operação do sistema de transmissão de vídeo 4K/8K. A JR East forneceu um ambiente experimental dentro do veículo Alfa-X, conduziu testes e avaliou os resultados junto com a DoCoMo.

Os trabalhos ocorreram na faixa de frequência de 4,85 GHz, que possui 100 MHz de largura de banda, alcançando velocidade de comunicação de até 500 Mbps na recepção e 100 Mbps na transmissão. Os testes mostraram que o dispositivo foi capaz de transmitir com sucesso e estabilidade imagens 4k e 8k de alta definição tanto no solo quanto a bordo do trem. O conteúdo do vídeo 4k foi baixado por cerca de 30 minutos com um tempo de comunicação de um minuto.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus