As obras de extensão da Linha 2-Verde do Metrô, entre a Vila Prudente e Penha foram concentradas nos últimos meses na preparação de alguns canteiros centrais. Há no entanto, questionamentos por parte de moradores sobre a intensificação dos trabalhos.
Há um ano, o Governador João Doria e o Secretários dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, emitiram no Palácio dos Bandeirantes, ordem de serviço para o início imediato das obras de ampliação da Linha 2-Verde, com previsão de conclusão em 2026. Os trabalhos vão envolver a construção de mais 8,3 km e oito novas estações.
Um seguidor do presidente do Metrô, Silvani Pereira, questionou a morosidades das construções nas redes sociais. “O que está ocorrendo com a continuidade das obras das estações Vila Formosa e Anália Franco? Há cerca de 1 mês acompanho a evolução e senti que deram uma boa paralisada nas atividades”, segundo a publicação.
Mas, segundo Silvani, licenças ambientas, assim que emitidas, deve dar celeridade aos trabalhos. “…estamos aguardando as licenças da Cetesb. A previsão é de que ocorra até o final deste mês. Só então poderemos iniciar as obras”, diz resposta do presidente do Metrô.
A extensão
Serão investidos R$ 6 bilhões em recursos exclusivos do Estado para a elaboração dos projetos, desapropriações e execução das obras civis deste trecho. Também está incluso neste valor a aquisição de 22 novos trens para a Linha 2, portas de plataforma, sistemas de alimentação elétrica, sinalização e controle, que serão licitados pelo Metrô.
Com o novo trecho, será possível transportar diariamente cerca de 300 mil pessoas a mais na Linha 2-Verde, promovendo a conexão direta com as linhas 3-Vermelha, 11-Coral (CPTM) e 15-Prata, além de facilitar o trajeto de quem vem da zona leste com destino às regiões da Paulista, sul e sudoeste da capital. Também é estimada a melhora na distribuição dos passageiros pela rede de transporte sobre trilhos, em especial nas linhas 3-Vermelha e 1-Azul.