O Metrô do DF é aprovado por mais de 80% de seus usuários, de acordo com uma pesquisa realizada pela própria Companhia do Metropolitano do Distrito Federal. O índice de satisfação é de 81,7%, de acordo com o estudo.
Foram realizadas 2.943 entrevistas nas 27 estações, entre 1 e 12 de dezembro, de segunda a domingo, das 6h às 23h. Usuários com idade superior a 16 anos (55% de mulheres, 44% de homens e 1% que se declarou sem gênero) responderam a um total de 80 perguntas quantitativas e qualitativas, além de questões relacionadas ao perfil demográfico.
A melhor nota foi para a limpeza e conservação das estações, que teve 89% de respostas positivas, classificadas como “bom” ou “ótimo”. Também ficaram com índice superior a 80% a limpeza e a conservação de trens (84%) e o atendimento dos empregados nas estações (82%).
Já a avaliação de infraestrutura e serviços ficou em 75%. O tempo de espera na bilheteria obteve aprovação de 63% dos entrevistados e 73% deles disseram que o sistema de bilhetagem usado pelo Metrô-DF é ótimo ou bom. Sete em cada 10 passageiros aprovaram a acessibilidade nas estações – nos trens, esse quesito recebe avaliação ainda melhor: de 73%.
Sobre sugestões de melhorias, os passageiros pedem mais banheiros nas estações, redução do tempo de intervalo dos trens, ampliação do horário de funcionamento aos domingos e feriados, além da expansão do sistema.