Estação Jundiaí | Foto: Renato Lobo
Trens Regionais

Governo prevê Trem Intercidades SP-Campinas com um pouco mais de 100 km/h

Informações publicadas no Diário Oficial do Estado, no caderno do Poder Legislativo desta sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021, mostra alguns detalhes sobre a futura expansão do atendimento metroviário e ferroviário, em uma espécie de balanço da atual gestão e projeções.

Sobre o projeto do Trem Intercidades – TIC, o texto revela que os trens devem operar em uma certa velocidade e estabelece intervalos mínimos. “É mandatório que a ligação expressa do trecho prioritário São Paulo – Campinas tenha velocidade comercial compatível para o percurso de 102 km ser percorrido em até 60 minutos”, diz trecho da publicação, o que mostra que o atendimento deve rodar com um pouco mais de 100 km/h.

Já sobre o intervalo, não poderá ser superior a 30 minutos, compatível com o transporte rodoviário que percorre o trecho. “A frota resultante deve considerar ao menos um trem para reserva operacional e um trem para reserva de manutenção. O intervalo entre trens no horário de pico não poderá ser superior a 30 minutos e dimensionado para a demanda nos períodos de vale”.

O texto ainda revela que “a oferta deverá ser ajustada para o incremento de demanda projetado, devendo ser adequado o plano de vias, sistemas e serviços para implantação das fases subsequentes do projeto”.

Foto: Raphael Comitre

Consulta Pública

O prazo acabou sendo adiado de acordo com uma publicação do Valor Econômico,  e o novo cronograma é para até o terceiro trimestre de 2021. Segundo o texto, a princípio será feita uma Parceria Público-Privada (PPP) para viabilizar o empreendimento.

O projeto de trem de passageiros ainda depende da renovação da concessão da malha de trens cargueiros operada pela empresa MRS, o que permitirá concluir a modelagem e lançar a licitação.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

1 comentário

Clique aqui para postar um comentário
Via Trolebus