Com a extensão da Linha 2-Verde do Metrô até a Penha, em integração com as linhas 3-Vermelha e 11-Coral, é previsto um grande aumento no fluxo de usuários em Vila Prudente, que por sua vez já vem recebendo mais usuários por conta do monotrilho da Linha 15-Prata. O governo do estado anunciou a requalificação do espaço, que deve ter a demanda ampliada dos atuais 55 mil passageiros por dia para 89 mil.
O secretário dos transportes metropolitanos, Alexandre Baldy, durante coletiva de imprensa, falou sobre o aumento no fluxo da estação e sobre uma aquisição em breve de 44 novos trens para o metrô, sem prazo certo para a compra.
Já o governador João Doria falou sobre a ampliação da estação, e mencionou a chegada da Linha 2 até Guarulhos, e a Linha 15 até Cidade Tiradentes, também sem mencionar prazos. O local vai receber mais 10 escadas rolantes, duas escadas fixas, e obras remodelações como a colocação da sala operacional além de banheiros para a atual área de transferências. A previsão é que em até 60 dias seja iniciada as intervenções em Vila Prudente.
Baldy ainda falou que vai entregar a estação Jardim Colonial, da Linha 15 antes do prazo previsto.