Monotrilho

Bahia estuda extensão de monotrilho no trecho Lapa-Barra

Um sistema de monotrilho está em implantação na Região Metropolitana de Salvador, e o primeiro trecho terá 19,2 km, a chamada Linha Laranja. A linha, que eventualmente conectará o Distrito do Comércio à Ilha de São João, deverá transportar 172.000 passageiros por dia. Já a segunda é a Linha Verde São Joaquim – Acesso Norte, com 4,1 km. Ambas estão programadas para inaugurar em 2022.

Mas já se fala em um terceiro eixo de transporte elevado. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Sedur) deve conhecer até o final de fevereiro, um estudo de demanda para definição, entre duas opções, a melhor escolha para o meio de transporte no eixo Lapa-Barra.

Uma delas é a expansão do próprio sistema metroviário, e a outra o monotrilho. “A gente pode chegar à conclusão que nesse trecho não tem demanda para metrô, mas pode ter demanda para VLT”, disse o chefe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo – Sedur, Nelson Pelegrino. “São dois estudos. Nós estamos aguardando. Quando terminarmos o estudo de demanda, o governador deve avaliar e, se tiver viabilidade, o governador está disposto a fazer a licitação para fazer esse trecho”, explica o secretário.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Comente!

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade

Anúncios