O passageiro que depende dos trens metropolitanos cariocas operados pela SuperVia deverá pagar uma passagem de R$ 5,90, a partir de 2 de fevereiro de 2021.
De acordo com um comunicado da empresa, a Agetransp – Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes Aquaviários, Ferroviários e Metroviários e de Rodovias do Estado do Rio de Janeiro, homologou o reajuste anual da tarifa unitária do serviço de transporte ferroviário de passageiros, previsto contratualmente pela variação do IGP-M.
De acordo ainda com a operadora, há “tratativas com o Governo do Estado do Rio de Janeiro para avaliar as medidas possíveis para reduzir os impactos do reajuste aos usuários, preservando as características do Contrato de Concessão e garantindo o equilíbrio econômico financeiro da Concessionária”.
A SuperVia argumenta ainda que a pandemia do novo coronavírus ocasionou em perdas desde março de 2020 de R$ 292 milhões resultado da redução de mais de 67 milhões de passageiros no período. “Assim como os outros modais de transporte público do Rio de Janeiro, dependemos basicamente da venda das passagens para dar continuidade à prestação do serviço público de transporte ferroviário e não contamos com qualquer subsídio do governo”, diz ainda o comunicado.