VLT

Publicado edital para VLT elétrico na orla de Fortaleza

O governo do estado do Ceará divulgou no final do ano passado um edital para obras de um sistema de Veículo Leve Sobre Trilhos – VLT que deve atender o Centro de Fortaleza à Avenida Beira Mar. A construção está avaliada em R$ 214,863 milhões, com previsão de conclusão de 15 meses após início dos trabalhos.

O meio de transporte, segundo a administração pública, será usado para desatar alguns nós na mobilidade local. “Com o acelerado e importante crescimento populacional e econômico dos últimos anos, os problemas que o Município já enfrentava, se agravaram muito. É o caso do sistema de transporte público. A tentativa de resolver o problema dos deslocamentos na principal área turística da cidade, a Avenida Beira Mar e do Centro da cidade, o Governo do Estado do Ceará prevê a implantação através de um sistema do tipo VLT ligando essas áreas“, diz comunicado do Governo do Estado.

A linha será curta, com 10 paradas ligando o Mercado dos Peixes à região do Passeio Público, passando pelo calçadão da Beira Mar, Avenida Barão de Studart e a Praça da Estação, com aproximadamente 6 km de extensão. O que se sabe do material rodante é que terá propulsão elétrica.

Os sistemas de VLTs geralmente são usados para requalificação de seu entorno, como ocorreu na Baixada Santista e no Rio de Janeiro. O mesmo é esperado para Fortaleza, onde o edital cita a inclusão na obra de intervenções previstas para rede de caminhos para pedestres, adequação geométrica de vias e interseções.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus