A China é hoje o principal fabricante de ônibus elétrico, mas acabou produzindo menos veículos em 2020, na comparação com o ano interior, de acordo com um relatório da Chinabuses.org.
Foram cerca de 61.000 novos e-buses vendidos por fabricantes de ônibus chineses durante 2020. Tanto o mercado total de ônibus quanto o mercado de ônibus elétricos na China caíram 20% em comparação com 2019, de acordo com o relatório.
É o segundo ano consecutivo que mostra uma queda nos volumes de produção dos fabricantes do país asiático: em 2019, foi registrado queda de -11%.
Lideres
A Yutong segue na liderança, e em 2019 vendeu 58.688 ônibus em todo o mundo e registrou uma participação de 37,1% no mercado doméstico, com uma queda de 11% em relação a 2018. Já em 2020, foram quase 16 mil veículos vendidos, correspondendo a 26% do mercado.
A BYD, na segunda posição, teve um aumento significativo em sua participação no mercado em 2020, embora os 15% alcançados inda estejam longe dos 26% detidos pela Yutong. Em terceiro, a CRRC Electric, com 5.500 e-buses entregues.
Confira o ranking:
Ranking | marcas | Volume de vendas | crescimento | Cota no mercado |
1 | Yutong | 15,940 | -26.59% | 26.11% |
2 | BYD | 9,125 | 44.45% | 14.95% |
3 | CRRC Electric | 5,503 | -25.7% | 9.01% |
4 | Zhongtong | 4,965 | -38.91% | 8.13% |
5 | Higer | 3,636 | 10.38% | 5.96% |
6 | Ankai | 2,799 | 18.65% | 4.59% |
7 | King Long | 2,753 | -16.85% | 4.51% |
8 | Foton | 2,663 | -27.36% | 4.36% |
9 | Skywell | 2,126 | -30.64% | 3.48% |
10 | Sunwin | 2,116 | 87.42% | 3.47% |