Trólebus

Friburgo na Suíça ganha frota de trólebus articulados a bateria

A operadora Transports Publics Fribourgeois (TPF) de Friburgo, na Suíça, colocou em serviço em dezembro de 2020 uma frota de 10 novos trólebus movidos a bateria, da fabricante Hess do modelo lighTram 19 DC . Esses veículos substituirão os antigos ônibus a diesel.

Os ônibus conta com bateria de 66 kWh montada no teto, o que lhe dará autonomia para operar em contato com uma rede aérea de alimentação em apenas 28% do trajeto. Um trecho dos 7,5 quilômetros será feito com a bateria.

Os trólebus movidos a bateria são recarregados em meio a operação em linhas aéreas existentes. A introdução desses novos veículos sem motores de combustão pode reduzir o ruído e a poluição nos bairros, destaca a Hess em um comunicado. Oferecem assim um ganho considerável de conforto tanto para os habitantes das áreas em questão como para os passageiros. Graças à bateria e à propulsão elétrica, Friburgo pode evitar a emissão de 800 toneladas de CO2 por ano.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus