Foto: Metrô de SP
Metrô SP

Estação Paulista do Metrô pode ganhar acesso na rua Bela Cintra

O Governador do Estado de São Paulo, João Doria, por meio do Diário Oficial, decretou como utilidade pública uma área para futura construção de um novo acesso da estação Paulista do Metrô, que pertence a Linha 4-Amarela, mas que faz conexão com a estação Consolação, da Linha 2-Verde. Na prática, o decreto estabelece uma área que será desapropriada. O novo acesso seria na Rua Bela Cintra, que fica paralela a Rua da Consolação.

Não há prazos para o início das obras do novo acesso, mas se for de fato feito deve ajudar os passageiros que se deslocam na região.

Novo túnel

Paralelamente, o Metrô de São Paulo lançou uma licitação para obras civis de um novo túnel de ligação entre as estações Paulista e Consolação.

Segundo um croqui postado nas redes sociais de representantes do estado, a nova ligação deve ser construída, no sentido Linha 2-Linha 4, após a rampa e um pouco antes dos contadores de acesso. O túnel deve ligar com a região na estação Paulista com conta com lojas:

Apesar de serem duas paradas com nomes diferentes, possuem conexão gratuita para os passageiros, além de um longo túnel que no horário de pico é congestionado de pessoas, que pelo grande fluxo acabam terem que andar devagar. O cenário já foi apelidado por um ex-diretor da empresa de “marcha dos pinguins“.

A sessão pública de recebimento de documentos e propostas será em março.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus