TAV

China lança segundo protótipo de trem que corre a 620 km/h em levitação magnética

A China revelou nos últimos dias seu novo protótipo de trem maglev com velocidade de projeto de 620 km/h em Chengdu, capital da província de Sichuan, no sudoeste, junto com uma pista de testes de 165 metros de comprimento.

Um comboio de levitação magnética ou Maglev é um veículo semelhante a um Trem que transita numa linha elevada sobre o chão e é propulsionado pelas forças atrativas e repulsivas do magnetismo através do uso de supercondutores.

O carro motorizado conta com 12 toneladas e 21 metros de comprimento, e usa tecnologia maglev supercondutor de alta temperatura (HTS) e tem uma carroceria leve de fibra de carbono. O veículo foi desenvolvido por meio de um projeto de 60 milhões de Yuan (US $ 9,2 milhões) pela Southwest Jiaotong University, China Railway Grupo e CRRC.

A tecnologia maglev supercondutora de alta temperatura é uma alternativa mais barata à tecnologia supercondutora de baixa temperatura que é usada em projetos anteriores. O novo trem foi projetado para operar em pressão atmosférica normal, em vez de em um tubo de vácuo como no Hyperloop.

Trata-se do segundo a ser revelado na país asiático, depois que o CRRC Sifang concluiu o teste dinâmico de baixa velocidade de um protótipo de carro maglev que poderia operar a 600 km/h.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus