YouTube video
Metrô SP

Chegada do Metrô em Guarulhos pode ficar para o final da década

A extensão da Linha 2-Verde do Metrô quando foi anunciada no começo da década passada, previa a ligação da Vila Prudente até a futura estação Dutra em Guarulhos. Mas a chegada do meio de transporte na segunda cidade mais populosa do estado, a 13ª mais populosa do Brasil, não deve ocorrer quando a Linha 2 cruzar com a Linha 3 na Zona Leste de São Paulo.

Após anunciar a retomada da extensão da Linha 2-Verde até a Penha, no ano de 2019, moradores de Guarulhos questionaram o que seria o adiantamento da chegada do Metrô até o município. Mas, segundo a administração estadual, ainda naquele ano haveria anúncios do meio de transporte em Guarulhos.

Vamos ter um outro ato, em algum momento, neste ano ainda, anunciando a segunda etapa até Guarulhos. Vai até Guarulhos“, disse o Governador João Doria em 2019, sem confirmar prazos.

Mas as novas diretrizes do Metrô apontam para um horizonte distante para a execução da extensão. Em uma resposta nas redes sociais, o presidente da empresa, Silvani Pereira, disse que as obras entre Penha e Dutra só começam após a conclusão até a Penha, ou seja, não ocorrerá antes de 2026. “A estação Dutra faz parte da segunda etapa de construção da Linha 2 – Verde e o início da sua construção está previsto após a construção do trecho entre as estações Vila Prudente e Penha”, disse Silvani.

Por outro lado, de acordo com um texto do site Metrô/CPTM, documentos associados à licitação do projeto básico da Linha 19-Celeste apontam que a gerência de projetos da companhia enxerga que “como premissa que a Linha 19-Celeste seja construída antes da extensão da Linha 2 -Verde até a estação Dutra (também no município de Guarulhos)”.

Há um temor em que a chegada da Linha 2 antes da linha 19 possa superlotar o eixo metroviário que passa embaixo da Avenida Paulista. Falando sobre a Linha 19, que vai ligar o Bosque Maia até o Anhangabaú, no centro da capital paulista, não há planos do início das obras na atual gestão, que termina em 2022.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

comentários

Clique aqui para postar um comentário
Via Trolebus