Nesta semana o Via Trolebus divulgou imagens que mostravam a plataforma 5 da estação da Luz, que comporta o Expresso Aeroporto, da Linha 13-Jade da CPTM, com grande fluxo de passageiros no horário de pico. Foi relatado também que a CPTM não tinha planos de expandir a área, segundo uma resposta da própria operadora nas rede sociais.
Mas o secretário dos transportes metropolitanos, Alexandre Baldy, respondendo um internauta, informou que em breve haverá mudanças no local. “Em breve algumas mudanças na Plataforma poderão permitir uma melhora significativa”, disse o titular da pasta.
Outro tema abordado na resposta, aponta que por enquanto não haverá mais partidas do trem. “O Trem parte de hora em hora, nas horas fechadas, a partir das 5 da manhã até meia-noite! E a demanda ainda não comporta aumento de operação”, respondeu o secretário.
Dados divulgados no site da CPTM apontam que o serviço teve um aumento de 10% no mês de dezembro, quando o expresso foi implantado nas configurações atuais. Foram 241.047 passageiros em dezembro, contra 219.548 usuários transportados em novembro. Os dados levam em conta o serviço parador entre Engenheiro Goulart e o Aeroporto. Em dezembro, por exemplo, a linha teve uma média de apenas 7,7 mil passageiros por dia.