O Governo do Estado de São Paulo estuda decretar a fase vermelha em todos os 645 municípios a partir das 20 horas. O anúncio poderá ser feito nesta sexta-feira, 22 de janeiro de 2021, durante coletiva de imprensa marcada para às 12h45. Nesta fase, apenas serviços essenciais são permitidos funcionarem.
Pelo menos dez cidades paulistas já estão com 100% de ocupação de leitos de UTI destinadas à convid-19. Há aumento no número de casos e mortes em decorrência das festas do fim de ano e aglomerações, além do não uso ou uso incorreto de máscaras.
No final de semana
Publicações de dois jornais de grande circulação, o Estadão e o Uol, confirmam que no próximo final de semana, todos os 645 municípios do estado de São Paulo devem ir para a fase vermelha do Plano São Paulo. Haveria ainda estudos para que a medida fosse aplicada nos próximos finais de semana enquanto necessário.
Pior semana
“No número de casos, foi a nossa pior semana. Tivemos uma elevação de 9% em relação à semana anterior. Mesmo naquele momento em que testávamos mais, e que chegamos ao nosso pico, que aconteceu na 33ª semana epidemiológica [de 9 a 15 de agosto], já superamos este montante. Já superamos o número de casos no pico que nós tivemos naquela semana, 33ª”, disse o secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn, em coletiva de imprensa da segunda-feira (18).