Divulgação ViaMobilidade
Metrô SP

ViaMobilidade inicia pilares para ampliação da Estação Santo Amaro

A ViaMobilidade, operadora da Linha 5-Lilás do Metrô, anunciou as atualizações da reforma da estação Santo Amaro, que está a cargo da operadora.

Em publicação nas redes sociais, a empresa informou que foi iniciada a montagem dos dois primeiros pilares em “V” necessários para a ampliação das plataformas, de um total de 10 pilares com esta concepção arquitetônica. A empresa divulgou imagem 3D para ilustrar como vai ficar:

Divulgação ViaMobilidade

“Estamos também concretando o último bloco de fundação da Margem Oeste, Lado Sul do Rio Pinheiros“, diz ainda o texto.

A ampliação

Serão implantados aproximadamente 4.000 metros quadrados a mais de espaço nas plataformas, mezanino e passarela de integração e serão instaladas mais 8 escadas rolantes e 4 elevadores.

Plataforma ampliada

O espaço das plataformas será ampliado com a construção de um espaço auxiliar de sete metros de largura, ao lado da plataforma existente, em cada um dos sentidos. Na extremidade de cada plataforma ampliada, serão acrescentadas três escadas rolantes, 1 escada fixa e 1 elevador.

Integração

A interligação, entre as duas linhas, passará a ter 14 metros de largura e ganhará um par de escadas rolantes para acesso à plataforma. Uma nova passarela de 6 metros de largura será erguida para integrar as duas estações. Há a previsão também de um novo conjunto de bilheterias e haverá substituição dos bloqueios (catracas) na integração por câmeras de contagem.

“Essas adequações visam oferecer mais conforto, segurança e acessibilidade aos 95 mil passageiros que passam pela Estação Santo Amaro todos os dias”, afirma Francisco Pierrini, presidente da ViaMobilidade.

A previsão é de que as obras sejam concluídas em 2022. O investimento está inserido no montante previsto de R$ 3 bilhões ao longo dos 20 anos de concessão.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus