Sem muito alarde, depois de alguns adiamentos e até um certo jogo de empurra-empurra de quem era o pai da criança, a Linha 5-Lilás do Metrô, que é operada pela ViaMobilidade, voltou a ser servida pelos trens da frota F, ou série 500 fase I (a depender de quem o chama).
Representantes do governo estadual haviam afirmado que tinham liberado o trem para a operadora. Já a ViaMobilidade, até então comunicava que não havia recebido os trens.
O comboio 505 foi filmado pela equipe da Secretaria dos Transportes Metropolitanos – STM, e postado nas redes sociais da pasta:
De acordo com a secretária, os trens estão sendo modernizados pelo Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô com o sistema de sinalização CBTC, que não existia na Linha 5-Lilás, e permite menor intervalo entre os trens. A frota deixou de operar em março de 2017, quando o eixo metroviário que liga o Capão Redondo e a Chácara Klabin, ganhou os novos comboios da frota P.