A EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo, anunciou que vai colocar no início de janeiro de 2021 a operação a primeira linha de transporte urbano intermunicipal sob demanda do país, que leva o nome de MetraClass.
O atendimento vai ligar o Terminal Metropolitano Santo André Leste ao Terminal Metropolitano Diadema e conta com ônibus rodoviários executivos em que os passageiros adquirem a passagem por meio do aplicativo UBus, com a garantia de viajar sentados ao reservar uma das 46 poltronas.
A linha corre pelo corredor de trólebus, e contará com três veículos rodoviários que operam nos dias úteis, realizando 37 viagens por dia.
A tarifa será de R$ 7,50 e ao entrar no ônibus o usuário valida a sua passagem com a leitura do QRcode (que fica disponível na entrada do veículo) através do aplicativo. Simultaneamente as informações aparecem para o motorista em um tablet que fica anexado ao painel do veículo. Assim, ele pode acompanhar todos os dados relacionados à viagem.
“O aplicativo é muito simples e autoexplicativo. O usuário vai fazer a solicitação colocando o endereço do destino desejado e o ponto de partida. O aplicativo verifica a rota, dá as opções de marcação de assento, informa horário do embarque, dá uma previsão do horário de desembarque, valor da passagem e pronto! É a tecnologia a serviço do cidadão, trazendo mais agilidade e conforto”, afirmou o Secretário de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy.