Ônibus

Marcopolo desenvolve ônibus com novo sistema de renovação do ar

A Marcopolo anunciou que lançou um novo ônibus com sistema diferente de renovação do ar. A funcionalidade foi aplicada em um Paradiso New G7 1800 Double Decker da Viação Garcia, equipado com BFA (Breathing Fresh Air), novo sistema de renovação de ar cuja taxa de renovação é superior a 20 vezes por hora e que permite também a climatização do ar.

O novo sistema, patenteado pela encarroçadora e exclusivo para os modelos Double Decker, também é dotado com novas entradas para captação de ar, sendo duas localizadas junto à curva do teto, nos lados direito e esquerdo, e outra próxima à portinhola do bagageiro do lado esquerdo do piso inferior.

“O BFA foi desenvolvido para garantir que o ar que vem do ambiente externo seja filtrado e climatizado antes de entrar em contato com os passageiros, trazendo assim maior conforto e segurança para as viagens, é importante destacar que o sistema tradicional de renovação de ar dos veículos Marcopolo já atende as taxas indicadas em cada mercado onde a marca entrega suas carrocerias, porém o modelo tradicional não traz a climatização e filtragem do ar antes do contato com os passageiros”, afirma Jean Carlo Giacomel Casado, coordenador de Engenharia do Produto da empresa.

Os modelos contam com uma taxa de renovação de ar de até 331 l/s (litros por segundo), valor superior aos estabelecidos pela ABNT para ambientes onde há a circulação de pessoas (exemplo, shoppings, mercados, aeroportos).

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus