Foto: Renato Lobo | Via Trolebus
CPTM

Como serão os 34 novos trens das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda?

O Governo do Estado de São Paulo está tocando a concessão das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, hoje a cargo da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM. O edital foi lançado e a previsão é que o leilão ocorra em março de 2021.

O novo operador terá algumas obrigações, entre elas a aquisição de 34 novos trens. A especificações constam no documento da concorrência, e os detalhes seguem o que há na frota mais recente da companhia. Os trens devem estar em operação a partir de 34 meses após a assinatura dos contratos. Confira:

Oito carros e contagem de passageiro

Os trens devem ter o mesmo padrão dos demais, sendo oito carros, passagem livre entre os módulos e oito portas por carro. Assim como os trens da série 2500, os trens terão sistema automático de contagem de passageiros, e tecnologia deverá emitir relatórios sobre a demanda.

“O trem deverá ser dotado de dispositivos óticos de contagem (entrada/saída) de passageiros, instalados sobre todas as portas de acesso ao salão dos carros, a fim de informar a lotação / quantidade de pessoas em cada carro em tempo real e que permita o monitoramento à distância desses valores”, diz trecho do edital.

Motorização e velocidade máxima

É exigida pelo menos 50% de motorização, ou seja, de oito carros, quatro pelo menos deve ter tração. A velocidade média dos comboios será de 100 km/h.

Condução automática e mapas eletrônicos

Deverão ter operação automática comandada através do centro de controle, obedecendo ao sistema de ATC-ATP/ATO. É esperado ainda que as composições tenham mapa acima das portas de forma eletrônica.

Sistema de reboque

O edital prevê que o reboque de um trem avariado por outro trem da mesma série ou por trem de outra série da concessionária ou por locomotiva.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

comentários

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  • Condução automática? Que coisa chata kkkk infelizmente não tem pra onde correr, o futuro de todos os transportes é o mesmo! Autônomo, zero emissões, e conectados.

  • E o CBTC da linha 8? Esqueceram dele? Tá boa parte instalado lá investido com nosso dinheiro. Só falta os novos trens não virem preparados para utilizar esse sistema.

  • São paulo esta na frente do resto do pais em relação a mobilidade urbana ; já e uma boa iniciativa pra começar a pensar no trem -bala

  • Podiam voltar a operar 12 carros na linha 8, como antigamente. No horário de vale, é quase impossível (em tempos não-pandêmicos) achar algum lugar pra sentar no sentido Júlio Prestes.

  • Não vejo vantagem para o público a concessão das linhas diamante e esmeralda para concessionárias. O serviço vai melhorar? A concessionária vai expandir a linha esmeralda até Varginha? A linha diamante deveria ser expandida até Mairinque e não creio que a concessionária vá fazer isto. No Rio de Janeiro o metrô e os trens metropolitanos foram concedidos à iniciativa privada. O serviço está melhor? Creio que que a CPTM e CMSP têm melhor qualidade que a Super Via, que opera o metrô e os trens metropolitanos do Rio de Janeiro. Isto para mim e favorecer o interesse privado em detrimento do interesse público. “O sábio aprende com o erro dos outros.”

  • A elaboração dos contratos de concessões por possuírem prazos longos, acima de trinta anos devem ser minuciosamente descritos com a intervenção obrigatória do sistema jurídico, não devendo dar margens a interpretações dúbias, assim como já aconteceram com os trens intercidades que não se previu compartilhar trens de passageiros com os de carga, aquele bloqueio para os trens da Linha 13-Jade não terem acesso ao aeroporto de Guarulhos e inúmeros outros, no entanto percebe-se uma atitude afoita e despreparada dos gestores principalmente nos períodos eleitorais.

    A exclusão do serviço de trens de passageiros intercidades entre a capital e Sorocaba no pacote de concessão, com prazo para ser executado é o verdadeiro motivo neste contrato de concessão ainda estar pendente, pois caso isto aconteça se irá entregar o filet mignon e ficar com o osso e será mais uma vez o estado subsidiando o privado, ou seja, se privatiza o lucro e socializa o prejuízo, e após isso ocorrer não adiantará lamentar.

    Seja quem for que vá assumir essa concessão, vai querer apenas lucrar e investir o mínimo possível, e o prazo para as aquisições das novas composições, se não for 18, poderá ser 24, ou até 30 meses para compra que é uma preocupação menor e irrelevante, pois foi algo não foi exigido nas concessões das Linhas-4, 5 e não será também nas 15 e 17, e não faz o menor sentido conforme já mencionado em comentários anteriores, foi colocada como um jabuti nas negociações para desviar a atenção dos incautos, e sim prioritariamente com as reforma e as modernizações de estações, rede aérea, subestações elétricas, via permanente, oficinas, sinalização, enfim toda infraestrutura que requerem maiores investimentos.

    “CPTM leiloa 71 trens antigos pelo preço de meio vagão de uma composição nova”
    Pregão realizado arrecadou R$ 8,9 milhões, dos quais R$ 2,9 milhões foram obtidos com a venda de 23 trens da Série 4400 e 48 da Série 1700.

    Este sucateamento foi precipitado, pois a durabilidade daqueles trens, principalmente os 48 da série 1700 ainda teriam utilidades para no mínimo três anos, desta forma confirmou que aquele item do prazo exíguo de dezoito meses para aquisições de trens colocado para os possíveis concessionários das Linhas 8 e 9, e estes série 2500 para a Linha 13 sem o CBTC (Communications Based Train Control) incluso, foi um blefe para desviar o principal.
    Apesar disto ainda existem muitas composições reservas disponíveis como os da série 3000-Siemens do ano 2000 que podem ser utilizadas sem que seja preciso adquirir com esta urgência descabida.

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