Metrô SP

Bilheterias do Metrô devem ser desativadas com novo sistema QR Code

Nesta sexta-feira, 11 de dezembro de 2020, o governo estadual lançou um sistema de pagamento para as estações do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, por meio de QR Code. O novo meio de pagamento permite o acesso  ao sistema metroferroviário por meio de um bilhete de papel com o novo esquema, além de acesso às estações por meio do app.

A nova ferramenta deve tirar gradativamente de operação os antigos bilhetes, e de acordo com o presidente do metrô, Silvani Pereira, nas redes sociais, as tradicionais bilheterias serão desativas. Silvani afirmou ainda que não haverá demissões.

“O uso já em definitivo. As bilheterias serão desativadas a medida que os passageiros aderirem ao uso de smartphones, compra via ATM ou compra na rede credenciada. Todas os empregados do Metrô que atuam na comercialização nas bilheterias serão migrados para outras atividades sem prejuízo funcional” – disse Silvani.

Como funciona?

Nesta sexta o governo do estado apresentou o aplicativo Top, que deve substituir o app VouD, desenvolvido pela mesma empresa. A ferramenta ainda será usada nos guichês das operadoras para substituir gradativamente os bilhetes de papel.

Mas a compra pelo celular na pratica não muda. É possível adquirir os bilhetes por meio de cartão de crédito e débito, e assim como a aquisição pelo modo de papel, a passagem deve ser usada em 72 horas.

Oficialmente o VouD funcionava em algumas estações, mas a nova plataforma é aceita em todas. “O Bilhete Digital QR Code é aceito em todas as estações da CPTM e do Metrô”, diz o site da empresa do app.

Para os antigos usuários do VouD, que já possuem cadastro, pode utilizar o mesmo login e senha de acesso. O limite é de 10 bilhetes por transação.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

comentários

Clique aqui para postar um comentário
Via Trolebus