Ônibus

Barcelona anuncia que apenas ônibus elétricos, hidrogênio e híbridos a gás poderão ser adquiridos

A gestora de transporte TMB Barcelona, capital cosmopolita da região da Catalunha na Espanha, anunciou que em sua área de atuação metropolitana, apenas serão adquiridos ônibus elétricos, hidrogênio, ou híbridos a gás. A gestora quer que no ano de 2030, metade de sua frota seja de matriz limpa.

No período 2021-2024 a empresa de transporte público deve adquirir 210 ônibus elétricos a bateria, 46 ônibus a hidrogênio e 154 ônibus híbridos a gás. Isso significa que nos próximos quatro anos, 100% dos veículos novos (410 no total) pertencerão à categoria de ‘veículos limpos’ e 62% terão emissão zero.

Barcelona está na vanguarda da Europa em termos de baixo impacto ambiental nos transportes coletivos: 63,3% das 1.157 unidades têm sistemas de transmissão a gás natural comprimido, híbridos ou elétricos.

As autoridades locais ainda anunciaram um projeto inovador de aproveitamento de energia elétrica da rede do metrô para abastecimento de ônibus com economia de até 30%.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus