A Alstom completou 65 anos no Brasil, e seu material rodante é visto nos maiores sistemas brasileiros, como no Metrô de São Paulo, na Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM e na SuperVia. A fabricante comemora a entrada de novos pedidos, como a nova frota de 22 trens para a Linha 6-Laranja do Metrô, que deve ser entregue a partir de 2024.
A empresa de origem francesa já produziu composições para sistemas importantes também da América do Sul, como para os metrôs de Santiago e Buenos Aires, contabilizando mais de 4,6 mil carros produzidos em fábricas instaladas no território nacional desde 1955.
Os novos projetos incluem, além da Linha 6-Laranja, a Linha 7 do Metrô de Taipei (Taiwan) e para o Metrô de Bucareste (Romênia).
Sobre o pedido da extensão da Fase 2 da Linha 7 do Metrô de Taipei, o contrato prevê o fornecimento de 16 trens Metropolis (de quatro carros) com sistema de sinalização Communication Based Train Control (CBTC) Urbalis 400, sistema Supervisory Control and Data Acquisition (SCADA) e portas de segurança nas plataformas. A primeira fase do contrato foi assinada em 2018. Ao todo, a Alstom Brasil será responsável pelo fornecimento, teste e comissionamento de 35 trens que serão fabricados na fábrica de Taubaté (SP), já partir de 2021.
Já sobre a venda do material rodante para o Metrorex – Metrô de Bucareste, é o primeiro contrato de material rodante da Alstom no país para o fornecimento de 13 trens (78 carros ao todo) para atender a nova linha M5, inaugurada recentemente. Numa segunda fase, o contrato pode ser estendido para mais outros 17 trens.
“A Alstom tem inúmeros motivos para comemorar os seus 65 anos no Brasil. A companhia participou ativamente do desenvolvimento do setor metroferroviário do País, com uma história marcada por muitas inovações para a mobilidade urbana em importantes cidades brasileiras. Com uma gestão pautada em processos com rígidas políticas de compliance e governança corporativa, a contribuição da empresa é comprovada por produtos e serviços nas principais operadoras de passageiros, a exemplo dos Metrôs de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Fortaleza, Recife e Brasília e do VLT do Rio de Janeiro, além de ter também implementado soluções tecnológicas para operadoras de transporte de carga”, afirma o Vice-presidente Sênior da Alstom para a América Latina e presidente da Alstom no Brasil, Michel Boccaccio.
Outro ponto de destaque a nível mundial foi a recente aquisição da Bombardier Transportation, cuja conclusão do processo está prevista para o primeiro trimestre de 2021.
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