Nesta quarta-feira, 18 de novembro de 2020, entre 17h10 e 18h25, o monotrilho da Linha 15-Prata operou com velocidade reduzida e maior tempo de parada por conta de uma falha em um trem ne região da estação Jardim Planalto.
O trem parou no meio do caminho e precisou ser rebocado por outra composição. O fato, no entanto, causou estranheza nas redes sociais, e o reboque da composição acabou sendo confundido com uma batida:
A pratica de rebocar um trem não é tão rara. Geralmente é usada quando há uma falha em um sistema que não permite a partida da composição. Então, outro comboio faz “a operação de resgate” afim de que os usuários sejam deixados com segurança na próxima estação, e o trem é levado ao pátio.
O Metrô esclareceu o fato em resposta a usuários nas redes sociais:
Olá. Isto não procede. Tivemos um trem na estação Jd.Planalto com falha no sistema de tração. Este trem teve que ser rebocado por outro (necessário acoplamento) para seguir com velocidade reduzida até o Pátio Oratório. Um procedimento operacional típico de sistemas sobre trilhos
— Metrô de São Paulo (@metrosp_oficial) November 19, 2020