Uma licitação lançada pelo Metrô de São Paulo deve contratar uma empresa para trabalhos no projeto básico de reforma da estação São Joaquim. A parada, que atualmente serve como um ponto de embarque e desembarque da Linha 1-Azul, deve ser o terminal e ponto de conexão com a Linha 6-Laranja, que virá da Brasilândia.
A contratação foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira, 12 de novembro de 2020, e o edital completo vai ser disponibilizado na sexta-feira. Os interessados devem entregar as propostas no dia 21 de janeiro de 2021.
As obras da Linha 6 estão em curso, e segundo uma reportagem do UOL, as escavações devem começar em 2021. Em um comunicado ao UOL, a Acciona, responsável pela construção e operação do ramal, disse que o eixo de transporte será entregue de uma só vez:
“[A obra] será concluída em cinco anos, sem entregas parciais. A equipe contratada já realiza gradualmente o trabalho de limpeza dos canteiros que estavam abandonados. Em 2021, com o início das escavações, a maior parte das futuras estações estará com alguma atividade.” – diz trecho da publicação que fala sobre problemas nos canteiros centrais. Já o secretário afirmou que a zeladoria dos canteiros são de responsabilidade da concessionária:
“Eles [Acciona] estão organizando as equipes para trabalharem nesses locais. Todo trabalho de zeladoria e manutenção dos locais das obras são exclusivamente de responsabilidade da concessionária. No segundo bimestre de 2021, teremos as frentes de trabalhos nos canteiros. Aí teremos as demolições que restam ser feitas e todo trabalho de preservação dos pontos”, disse o secretário.
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