Ônibus

Irizar deve lançar ônibus rodoviário na versão GNV de 12 e 15 metros

A Irizar deve lançar ônibus destinados ao serviço intermunicipais movido a GNV com chassis Scania. O primeiro veículo que chegará ao mercado será o Irizar i4 CNG, na versão com 12.920 metros de comprimento.

Há projetos de implantar a tecnologia para outros tipos de veículos da fabricante, alguns inclusive com 15 metros de comprimento. A Irizar não divulgou até agora informações sobre os prazos de lançamento desses modelos, mas informa que já tem pedidos para esses ônibus em seu portfólio.

O veículo pesará cerca de 750 kg, e incorporar 4 tanques longitudinais de GNV tipo IV, com volume total de 1260 dm3 e capacidade aproximada de gás de 240 kg. No entanto, dependendo das necessidades do operador, pode ser equipado com um tanque adicional para aumentar o alcance.

Também é equipado com um painel de enchimento com duas saídas de gás e um manômetro. A integração dos tanques de armazenamento preserva a estética e a aerodinâmica do veículo e significa que pode realizar o mesmo tipo de serviço que um veículo a diesel semelhante com ótima aderência à estrada e máxima segurança.

A tecnologia reduz as emissões de CO2 entre 20 e 25% e as emissões de partículas em mais de 98%. Além de maior desempenho térmico do que o diesel, as vibrações e as emissões de ruído também são minimizadas entre 4-5 dB. Em relação ao custo operacional, estima-se que sua redução possa chegar a até 35% do custo total de consumo e manutenção, dependendo do diferencial entre o custo do gás e do diesel. O custo de manutenção permanece semelhante ao de um veículo diesel convencional. Os veículos devem ter autonomia de até 500 km na versão GNV e o dobro na tecnologia GNL.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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