Recordar é viver

Há 22 anos, Linha 2-Verde chegava na Vila Madalena e um dia poderá chegar em Cerro Corá

A linha 2-Verde do Metrô de São Paulo foi entregue em 25 de janeiro de 1991, entre Paraíso e Consolação, e logo depois, em 12 de setembro de 1992, chegou até as Clínicas.

Seis anos depois, o antigo ramal paulista chegou no Sumaré e na Vila Madalena. Neste sábado, 21 de novembro de 2020, as duas paradas completam 22 anos de existência, e o fato foi lembrado pela operadora nas redes sociais desta semana, com uma postagem ao estilo TBT:

Após Vila Madalena

A Linha 2-Verde está sendo ampliada na outra ponta, da Vila Prudente até a Penha. Mas há projetos, sem data para o início das obras, para estender o eixo de transporte que passa por debaixo da Avenida Paulista, da Vila Madalena até a futura estação Cerro Cora.

O dia que for estendida até o cruzamento entre as ruas Cerro Corá e Pio XI, a Linha 2-Verde poderá ter uma conexão com a futura Linha 20-Rosa, que ligará Santo André a Santa Marina.

Em 1999, dentro do Plano Integrado de Transporte Urbano (PITU) traçando um cenário até 2020, já era previsto a expansão da Linha 2 pelo distrito da Lapa sob a Rua Cerro Corá até o cruzamento desta com a Rua Pio XI, em um total de 2,9 mil metros de extensão. As estações previstas pelo projeto eram: Aurélia (no cruzamento entre as ruas Cerro Corá e Aurélia), Tonelero (no cruzamento entre as ruas Cerro Corá e Tonelero) e Terminal Cerro Corá.

A Estação em questão teria integração com outra linha do metrô já descartada que seria semicircular entre a Estação Bresser e a região do Rio Pequeno, passando pela Zona Norte de São Paulo.

Já no PITU 2025, a Linha 2 apareceu prevista até Vila Nova Cachoeirinha, com 9,6 mil metros de extensão, nove estações. Mas o terminal Cerro Corá voltou a ser cogitado em relatórios dos anos de 2013 e 2016.

 

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus