Durante a entrega do segundo trem da série 2500 para a Linha 13-Jade da CPTM, o governador João Doria afirmou que mais quatro composições devem ser entregues até 31 de dezembro de 2020.
Atualmente as composições U504 e U508 prestam serviços. Levantamento do Via Trolebus da conta de que as unidades U512 e U516 estão na Zona Leste em teste, o que indica uma entrega próxima.
Se o cronograma for seguido, e a linha que liga o Aeroporto de Guarulhos com a malha metroferroviária tiver seis unidades novas, restará apenas mais dois trens para completar os oito comprados em operação.
Trem diferenciado
Equipados com tecnologia de ponta e, a exemplo das frotas das outras seis linhas da CPTM, os trens têm 170 metros de comprimento, salão contínuo de passageiros (passagem livre entre os carros), monitoramento com câmeras na parte externa e interna, além de serem acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência.
Mas a nova frota dispõe de itens diferentes das demais:
Contador de acesso nas portas
Trata-se de um dispositivo instalado em cada uma das portas que fica na parte superior.
Bagageiros
Aquele que talvez seja o maior diferencial dos trens da série 2500. Estão localizados na parte superior do carro e nas pontas. Serão úteis aos passageiros que vão até o Aeroporto.
Bancos de metal
Os assentos nos trens são diferenciados. Os materiais são composto de uma espécie de metal.
Mapas em display de led
Ao invés de um adesivo em cima das portas, o 2500 conta com um display de led com o mapa da linha e informações.
Abertura de portas pelo passageiro
Existe um botão em cada porta que serve para o passageiro abrir o equipamento. O sistema é usado, por exemplo, no VLT da baixada Santista. Mas a CPTM não deve usar o sistema a princípio.