No dia 1º agosto de 2019, o governador João Doria prometeu uma ligação mais eficaz entre os três terminais de embarque do Aeroporto de Guarulhos com a estação da Linha 13-Jade, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM. Nas palavras de Doria, em maio de 2021, o sistema estaria em pleno funcionamento.
Mas a menos de 60 dias para acabar o ano de 2020, o projeto está sem prazo para sua concretização, conforme fala de Doria durante a entrega do segundo trem da série 2500 para a Linha 13.
Novidades podem ocorrer no dia 11 de novembro, quando haverá uma reunião com o ministro da infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, para tratar do tema.
Doria disse também na ocasião que espera que o clima entre o governo estadual e o federal, por conta das recentes discussões entre ele e Bolsonaro, não interfira nas negociações para o meio de transporte. Mas promete judicializar a questão se considerar necessário.
Terrenos segregados e posição da Gru Aiport
Kayo Nunes, leitor do VT, reparou que dois terrenos foram demarcados com tapumes. Um próximo à estação e outro no terminal 3, conforme imagem no topo do texto, enviada gentilmente ao site.
No entanto, questionada sobre o fato, a GRU Airport apenas respondeu que aguarda parecer do governo federal sobre o andamento do projeto:
“A GRU Airport, concessionária que administra o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, esclarece que, conforme solicitado pelo Governo Federal, realizou análise das propostas recebidas para realização do projeto e encaminhou para avaliação do Poder Concedente.” – diz nota da concessionária.
Para 2022, no mínimo
Em um cenário hipotético, se as obras forem iniciadas no início do ano, o meio de transporte deve ficar pronto somente em 2022. Em uma rede social, o secretário dos transportes metropolitanos, Alexandre Baldy, respondeu a um seguidor que o prazo de construção da ligação será de 18 meses após o início dos trabalhos.
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