Foto: Renato Lobo | Via Trolebus
CPTM

CPTM descarta “por enquanto” linha 13-Jade na Barra Funda

Durante uma entrevista para a Revista Ferroviária em julho, o secretário dos transportes metropolitanos, Alexandre Baldy, disse que havia planos de levar a Linha 13-Jade para a estação Palmeiras-Barra Funda. A chegada do atendimento à estação seria por meio de recursos do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES).

Mas os planos podem ter sido adiados. Nesta quinta-feira, 19 de novembro de 2020, durante a entrega do quarto trem da série 2500, o Diretor de operações da CPTM, Luiz Eduardo Argenton, descartou a ida do atendimento que parte de Guarulhos até a Barra Funda, pelo menos “por enquanto”. Argenton confirmou os planos da chegada da Linha 11-Coral até a estação que leva o nome do time alviverde. Veja no minuto 5:56:

YouTube video

Em “breve”

O prolongamento da Linha 11-Coral, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, da Luz para a estação Palmeiras – Barra Funda poderá ter novidades “muito em breve“, segundo uma resposta a um seguidor do presidente da operadora, Pedro Moro, em suas redes sociais no mês de outubro. A extensão do Expresso Leste não é uma promessa nova, mas ganhou força nos últimos meses.

Em entrevista em maio a Portais de Mobilidade ao vivo no canal do Via Trolebus no YouTube, entrevista promovida pelo VT, Moro disse que a empresa pretende iniciar uma modernização na via no trecho entre o Brás e a estação Palmeiras-Barra Funda.

Foto: Raphael Comitre

“A gente tem uma remodelação nas vias para poder fazer a ligação entre a Barra Funda e o Brás ser mais efetiva, para distribuir melhor a demanda. Iniciar a implantação ainda neste ano.” – disse Moro.

Além disso, o Expresso Leste precisa de um novo sistema de sinalização. Moro comentou que estão nos planos da operadora, “finalizar os projetos de modernização de infraestrutura nas linhas 10 e 11, principalmente em sinalização e energia”.

Já em um balanço de 2019 divulgado no Diário Oficial do Estado, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos diz que a Linha 11 “será inteiramente renovada e contará com a inclusão da Estação Barra Funda em seu trajeto. Após conclusão de todo programa previsto o serviço será composto de 2 loops operacionais: Barra Funda – Suzano e Barra Funda – Estudantes“.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

1 comentário

Clique aqui para postar um comentário
Via Trolebus