Coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus no Estado de São Paulo, Paulo Menezes, em entrevista a TV Globo, disse que há possibilidade de regiões metropolitanas regredirem de estado, para a fase amarela da quarentena. “O centro de Contingência está extremamente preocupado, com uma recomendação para o governador considerar medidas para voltar a diminuir a transmissão do vírus“, disse Menezes na publicação. “Uma possibilidade é fazer essas regiões voltarem para o amarelo”, afirma.
A próxima reclassificação no plano São Paulo está marcada para o dia 30 de novembro. O Governador João Doria, em coletiva de imprensa na última quinta-feira, 19 de novembro de 2020, afirmou que a reclassificação do Plano São Paulo, que determina as fases da restrição, será a cada 14 dias, como ocorria no auge da primeira onda da pandemia. Anteriormente, as atualizações eram feitas a cada 30 dias.
A mudança vem em um momento onde a taxa de ocupação dos leitos de hospitais registra alta nas últimas semanas, com o acréscimo de 18%.