Foto: Narciso de Queiroz
Metrô SP

Canteiro da futura estação Santa Marina da Linha 6-Laranja do Metrô já tem movimento

A Estação Santa Marina ficará localizada na confluência entre as Avenidas Santa Marina e Comendador Martinelli, próximo à Avenida Ermano Marchetti e à Ponte da Freguesia do Ó, no bairro da Água Branca, situado no distrito da Barra Funda, Zona Oeste.

Os canteiros centrais da futura parada já contam com movimento, segundo imagem enviada por nosso leitor Narciso de Queiroz. Também é possível ver o movimento das construções por meio de um vídeo postado pelo canal iTechdrones no YouTube:

YouTube video

Futura conexão com a linha 20-Rosa

Se a inauguração da Linha 6-Laranja parece longe, imagine a abertura das estações da Linha 2-Rosa? Santa Marina deve ser o ponto de conexão dos dois eixos metroviários. A Linha 6 ligará a Brasilândia até a estação São Joaquim. Já a Linha 20-Rosa, partirá de Santa Marina até a estação Prefeito Celso Daniel – Santo André.

Em 2025

Nos últimos meses e anos, o Relatório de Empreendimentos do Metrô não informava um prazo concreto para o início da operação assistida na Linha 6-Laranja, quando os trens devem passar a transportar passageiros, mas em horários reduzidos para finalização de testes. Apesar de ser contratada em 2013, a obra ficou parada de 2016 até 2020 após a primeira operadora e construtora ter tido problemas em executar os projetos.

Mas, o documento mais recente postado no site da operadora mostra enfim a estimativa dos trens operarem entre Brasilândia e São Joaquim: em 2025. O cronograma não é nenhuma novidade, já que a data já havia sido informada por representantes do governo estadual.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus