Trens Regionais

Argentina aprova extensão de trem regional no pé da Cordilheira dos Andes

O atendimento ferroviário regional entre Salta e Güemes, no noroeste da Argentina, deve ser ampliado a sudoeste de Salta a Campo Quijano, após acordos firmados no começo do mês entre o governo federal, a Argentinean Trains (SOFSE) e a administração da província de Salta, esta que por sua vez concordou em financiar melhorias nas três estações e gerenciar as 32 passagens de nível na rota com novas barreiras automáticas ou operação manual.

Os trabalhos devem ser concluídos até junho de 2021, permitindo o início dos serviços, embora um começo mais cedo em abril de 2021 também seja possível.

O serviço Salta – Güemes opera desde 2012 por meio de uma ferrovia de 46,4 km, e têm sido usados cinco trens da Feve Apollo importados da Espanha. Hoje é o terceiro serviço regional mais movimentado da Argentina.

O novo serviço Salta – Campo Quijano com 40,6 km utilizará o trecho mais oriental de 17,2 km da rota C13 e os primeiros 23,4 km do ramal C14 da Ferrovia Belgrano de bitola métrica, que será reformado.

Este trecho se estende a oeste até a fronteira com o Chile e até 2016 hospedou o serviço turístico “trem das nuvens” entre Salta e o viaduto La Polvorilla no alto dos Andes.

Os tempos de viagem Salta – Campo Quijano são estimados em 1h 15min. Há ainda planos para encomendar novos trens.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Comente!

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade

Anúncios