O atendimento ferroviário regional entre Salta e Güemes, no noroeste da Argentina, deve ser ampliado a sudoeste de Salta a Campo Quijano, após acordos firmados no começo do mês entre o governo federal, a Argentinean Trains (SOFSE) e a administração da província de Salta, esta que por sua vez concordou em financiar melhorias nas três estações e gerenciar as 32 passagens de nível na rota com novas barreiras automáticas ou operação manual.
Os trabalhos devem ser concluídos até junho de 2021, permitindo o início dos serviços, embora um começo mais cedo em abril de 2021 também seja possível.
O serviço Salta – Güemes opera desde 2012 por meio de uma ferrovia de 46,4 km, e têm sido usados cinco trens da Feve Apollo importados da Espanha. Hoje é o terceiro serviço regional mais movimentado da Argentina.
O novo serviço Salta – Campo Quijano com 40,6 km utilizará o trecho mais oriental de 17,2 km da rota C13 e os primeiros 23,4 km do ramal C14 da Ferrovia Belgrano de bitola métrica, que será reformado.
Este trecho se estende a oeste até a fronteira com o Chile e até 2016 hospedou o serviço turístico “trem das nuvens” entre Salta e o viaduto La Polvorilla no alto dos Andes.
Os tempos de viagem Salta – Campo Quijano são estimados em 1h 15min. Há ainda planos para encomendar novos trens.